sexta-feira, 26 de junho de 2009

Vereador José Luis Eggres participa de Audiência na AGEFLOR



Vale do Jaguarí busca informações sobre arranjos florestais junto à Ageflor

O Presidente da AGEFLOR Roque Justen, acompanhado da assessora técnica Engª Florestal Margô Guadalupe Antonio recebeu no dia 15 de junho, às 11 horas, na sede da AGEFLOR , o Engº. José Francisco Gorski, ex-prefeito de Santiago, o Sr. Roger Reges Roos, Secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Santiago, também integrante da ACAMVALE, o Vereador José Luis Vieira Eggres, do Município de Mata e o Sr. Paulo Bica Vasques Filho, Assessor de Imprensa do Dep. Capoani.
O grupo solicitou a reunião, por sugestão do Dep. Federal Luiz Carlos Heinze, tendo como objetivo conhecer melhor a proposta da AGEFLOR quanto aos Arranjos Produtivos de Base Florestal, para fins de elaborar um projeto de desenvolvimento para a região abrangida pelo COREDE.
O presidente Roque Justen fez breve apresentação do Programa Floresta-Indústria RS, ao qual está alinhada a proposta dos Arranjos Produtivos de Base Florestal, em especial o Programa COMPETPINUS, em execução. Informou sobre o histórico do COMPETPINUS e o andamento dos Projetos Piloto desenvolvidos na região do Litoral (Rio Grande, São José do Norte, Mostardas, Palmares do Sul, Tavares e Santa Vitória do Palmar) e da serra (São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Bom Jesus, São José dos Ausentes e Jaquirana). Salientou que a proposta tem como base o município, a partir do qual deve ser construído o Arranjo Produtivo de Base Florestal, integrado com outras cadeia produtivas, que irá compor o projeto de desenvolvimento de cada município e estes, por sua vez, irão integrar o programa de arranjos produtivos regionais, que somados, comporão o arranjo produtivo de base florestal estadual, de conformidade com o Programa Floresta-Indústria RS.
Foi comentado também pelo Presidente o esforço da AGEFLOR para transferir a atividade produtiva florestal da SEMA para a SEAPPA e a necessidade de serem utilizados os recursos do FUNDEFLOR, arrecadados junto ao setor florestal, para as finalidades que constam em Lei, ou seja, o desenvolvimento florestal do Estado e a parceria firmada entre AGEFLOR, EMATER e FAMURS para buscar este desenvolvimento, tendo como foco a formação de Arranjos Produtivos de Base Florestal. Foi repassada uma cópia do Termo de Cooperação Técnica entre as instituições mencionadas, firmado durante a EXPOINTER. Foi mencionado também o Termo de Cooperação Interinstitucional firmado em Passo Fundo , tendo por objetivo desenvolver um Projeto Florestal para a Metade Norte do Estado, também a partir da construção de arranjos produtivos de base florestal.
A seguir o Presidente explicou como a AGEFLOR tem atuado em relação ao COMPETPINUS, informando sobre os fundamentos, a base metodológica e os componentes do Programa, reforçando sobre a necessidade de ser elaborado um Projeto, envolvendo uma equipe de consultores multidisciplinar.
A partir dessas informações, os visitantes manifestaram que é exatamente este o objetivo que buscavam e solicitaram a colaboração da AGEFLOR para dar início ao processo.
Ficou então acordado que será realizada uma Reunião de Estudos sobre Diversificação da Propriedade e Inserção da Silvicultura, na primeira quinzena de julho, tendo como local o município de Santiago, na qual o Presidente da AGEFLOR irá apresentar o trabalho sobre Arranjos Produtivos de Base Florestal, sendo convidados representantes da EMATER, SICREDI, URI, IFET e Prefeitos, Secretários Municipais da Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, produtores e industriais, dos 9 municípios que integram o COREDE, tendo como objetivo dar início ao processo de elaboração de um projeto de desenvolvimento regional, com base em arranjos produtivos.
A data da reunião ficou de ser agendada, sendo solicitado pelos visitantes preferencialmente em uma segunda ou sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário