quarta-feira, 29 de abril de 2009

VEREADORES DA REGIÃO PARTICIPAM DE REUNIÃO DA ACAMVALE


No dia 25 de abril, no Paleon Hotel, em Mata, reuniram-se os vereadores da Região do Vale do Jaguari para debaterem assuntos relativos a Portaria 54, de 16 de abril de 2009, editada pelo Ministério da Agricultura, a qual dispões sobre o zoneamento agrícola para cultura da cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul. O zoneamento serve como pré-requisito para enquadramento dos municípios em projetos e programas oficiais. Porém, por definição dos técnicos do MAPA, dos municípios da nossa região somente Unistalda e Capão do Cipó contam na portaria. As lideranças presentes na reunião aprovaram uma moção solicitando a revisão da portaria e o enquadramento de todos os municípios da região.O documento deverá ser encaminhado ao Superintendente do MAPA/RS, aos deptados Federais e Estaduais e à Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa.


Comentário:
Esta cultura é desenvolvida na em nossa região há muitos anos e é de suma importância para o desenvolvimento econômico dos municípios, uma vez que muitas famílias dedicam-se ao seu cultivo com o objetivo de produzirem cachaça e derivados como açúcar mascavo, rapadura etc. A cana-de-açúcar é também uma excelente forrageira de inverno e serve como alimentação para o gado nos períodos de escasses de pastagens.

Os novos tempos exigem novas alternativas econômicas e o etanol, com certeza, será um filão da economia do futuro como combustível e como matéria prima para indústria do chamado "plástico verde". Esse poderá ser mais um segmento econômico a ser desenvolvido em nossa região. (Foto: Vereadora Mara, Ver. José Luis, Ver. Bianchini e Ver. Eudo Tambara, Dirigentes da ACAMVALE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário